segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Portugal e o movimento 'Underground'.

VOTAcaO de POSTS




"(...) A Kaos iniciou em finais de 1992 a actividade de música de dança em Portugal, concentrando-se no centro-norte do país, realizando eventos e iniciando a edição de discos. As festas em castelos de província tornaram-se de tal maneira eufóricas que até convenceram a susceptível imprensa britânica, a viver dos destroços da cena balear (nas ilhas espanholas) e na ressaca das raves, transformadas em lúgubres celebrações do submundo. O nova-iorquino Rob Di Stefano, criador da influente editora Tribal (hoje Twisted) e que desde o início colaborou com a equipa da Kaos, não escondeu o seu entusiasmo, tendo considerado o país um "paraíso" para a cena de música de dança. O que levou a companhia de António Cunha e de Tó Pereira (também conhecido por DJ Vibe) a organizar em 95 uma espécie de "Magical Mistery Tour" dos anos 90, baptizada significativamente de "A Paradise Called Portugal". Tratava-se de uma excursão de uma semana em que todos os dias se realizava uma festa num local diferente. A "pureza" que os estrangeiros encontravam no nascente movimento permitiu à Kaos trazer alguns dos melhores DJ internacionais, que ficavam encantados e "publicitavam" as maravilhas do que em Portugal se estava a criar. A impulsionar a força do movimento, os Underground Sound of Lisbon lançaram um tema, "So get up", que se tornou um sucesso de vendas internacional. Com letra do californiano Darin Pappas (que depois se assumiu como um dos melhores letristas de hip-hop através dos Ithaka), "So get up" celebrava a vida à beira dos dias do apocalipse e era uma mensagem para todos os jovens aprenderem a afirmar-se, mesmo que o dia de amanhã se apresentasse nebuloso. Este discurso foi interiorizado com o tempo e a música de dança mais as suas festas tornou-se uma nova fonte de esperança e de júbilo para uma geração sem causas ou grandes expectativas. Os USL dispersaram-se depois: Rui Silva afirmando-se como produtor da Kaos e remisturador de faixas de pop; Tó Pereira, que já tinha participado nos LX-90 (transição da pop para a dance-music inspirada no fenómeno Madchester, quando os grupos de rock do norte da Inglaterra se entusiasmaram pelo movimento acid-house) afirmou-se depois como o primeiro DJ português no circuito internacional de house.(...)


Luís Leite, Mário Roque, Tó Ricciardi e Rui Vargas são nomes igualmente fundamentais e que ajudaram à eclosão da música de dança, fosse em discotecas de Lisboa (Alcântara, Kremlin, Frágil) fosse em clubes da linha do Estoril. Estes DJ tinham um substrato especial, fizeram a transição de géneros como o funk ou a pop electrónica para a música de dança electrónica com a uma vertente abstracta. Os DJ pioneiros foram também aqueles que mais facilmente integraram novos paradigmas musicais, uma vez que fizeram sempre do seu trabalho uma relação entre o reconhecimento do público e o perfume da novidade.(...)"


A Noite Nunca se Importa

Por Rui Catalão (jornalista do Público)

Alcantara Mar “The House of Rhythm” Vol 1

(Link para Ouvir//Download)

www.zshare.net/audio/53208449b7a9a2d3/

Com o Alcântara-Mar deu–se o grande boom da dance music em Portugal sendo o Dj Luis Leite convidado para gravar o primeiro cd misturado com o nome de uma discoteca :: Alcântara-Mar - The House of Rythm.
Foi disco de ouro e uma das compilações mais vendidas em Portugal, numa venda superior a trinta mil cópias. Seguiram-se o Alcântara–Mar vol. 2 e 3.





10 comentários:

Anónimo disse...

boas! Estou com alta nostalgia dos bons velhos tempos, finalmente encontrei aqui o link do volume 1 mas já nao funciona por nao ter sido usado nos ultimos 60 dias, se me conseguisses um novo link era espetacular!

abraco

csr™ disse...

Em breve, ficará online, um novo Link!!
Fica atento.. ao 'Homem Nu'!!:)

Anónimo disse...

olá

também eu ando há que tempos à procura deste volume...
já não se encontra à venda em lado nenhum...
ter um link para fazer download seria excelente...

csr™ disse...

Já está disponível um novo Link para Alcantara-Mar Vol.1

Anónimo disse...

por acaso procurava este album ha imenso tempo. mas procuro outro.n consegues arranjar link para o kadoc the night sessions??? mail me for paulo.marinheiro@gmail.com

Sérgio Dias disse...

http://media90ptmymultimedia.blogspot.com/2008_07_01_archive.html


Em agradecimento ao Cesar por me ter deixado o link para este post no meu Facebook...aqui fica a minha resposta em jeito de gratificação...
Para quem queria o Night Sessions I....bem....acho que não precisa de procurar mais!!!

csr™ disse...

Sérgio Dias,
Obrigadão plo Link!!!
Só classicos.. da "Portuguese Dance Muzik Scene"!! :D Mto bom mesmo!!
Aqui se faz a história da musica de danca em portugal. (so falta fazer referencia à KAOS eventos:)Para um portugês verdadeiramente amante da musica de danca nao pode deixar de conhecer/perceber estas referencias. :)
Mais uma vez Obrigado Sergio!
Ja sao alguns(bastantes) os momentos a falar juntos deste movimento 'Underground'.:) E algumas noites ao teu lado como LightJoker:)EeHh Akele Abrço

Adéshomé disse...

musicas brutais das minhas primeiras saidas á noite,lool grandes tempos do techno .. brigadao

Deepmaster disse...

Olá a todos!!

Fico contente saber que anda por aí muita gente com saudades dos bons velhos tempos...

Alguém se lembra das chapas, tipo militar, que O Rob Di Stefano, distribuia ao pùblico nas festas dessa altura? eheh.

E temos de falar também da primeira empresa a fazer frente á Kaos. Estamos a falar do X-Club, obviamente.

Alguém, por acaso não disponibiliza o link para o primeiro cd editado por eles. Era misturado pelo Mário Roque. Muito bom!

House is a feelling...

Anónimo disse...

Esta nostalgia mata-me...
Nunca em tempo nenhum se viu uma casa como esta.
Sempre a bombar!
Pessoal a entrar e a sair até perto do almoço (Loi)...
Depois, taxi pó Jardim Constantino!!!!