Space is the Limit
Pioneer 10, sonda interplanetária norte-americana, foi uma missão interplenatária desenvolvida a partir do Pioneer Program que consistiu no desenvolvimento e gestão de oito missões interplanetárias (Pioneer 6, 7, 8, 9, 10, 11, Venus Orbiter e Venus Multiprobe). Também conhecida como Pioneer F, foi desenhada, juntamente com a Pioneer 11 (ou G) para o cumprimento dos objectivos definidos no Pioneer Jupiter Mission.
As Pioneer 10 e Pioneer 11 receberam em seu corpo principal Placas de Ouro, caracterizando uma mensagem com a imagem humana (a aparência do Homem, a localização da Terra e a data em que a missão começou), caso a Pioneer 10 ou 11 sejam interceptadas por seres extraterrestres.
Imagem da placa em Ouro que segue a bordo da Pioneer 10.
A placa foi concebida com a ajuda de Carl Sagan.
Crédito: NASA.
A Pioneer 10 continuará a navegar silenciosamente, tal como um navio fantasma, para o espaço interestelar, na direcção da estrela vermelha Aldebarã (ou Aldebaran) é a estrela mais brilhante da constelação do Touro. Se nada lhe acontecer no caminho, demorará mais de 2 milhões de anos a percorrer os 68 anos-luz que a separam de Aldebarã.
- Estação Espacial Internacional -
Fonte: wikipedia.org
Sem comentários:
Enviar um comentário